×

Pesquisa e Inovação

Yamaha apresenta motocicleta com sistema inteligente

O veículo realiza a detecção de ações do piloto e promove o auto-equilíbrio

Yamaha apresenta motocicleta com sistema inteligente

MOTOROiD2, versão atualizada e com novas tecnologias agregadas (Foto: Divulgação)

Com o avanço das novas tecnologias de informação, engenharia e inteligência artificial, os engenheiros de Iwata se perguntaram como serão as interfaces homem-máquina no futuro, criando o MOTOROiD2, modelo experimental que mescla mobilidade com tecnologias inteligentes para estudar essa questão.

A Yamaha Motor levantou a hipótese de que alcançar uma relação mais próxima entre piloto e máquina, na qual eles ressoam harmoniosamente uns com os outros, como parceiros, levaria a novas formas de “Jin-Ki Kanno”, ideal de desenvolvimento que busca entregar aos usuários a alegria sentida quando eles realmente se tornam um com sua máquina.

Publicidade

O MOTOROiD2, versão atualizada e com novas tecnologias agregadas em relação ao conceito original de 2017, é um veículo para mobilidade pessoal que pode reconhecer seu dono, levantar-se de seu suporte e mover-se ao lado de seu piloto, além de realizar movimentos autônomos de pilotagem com base no reconhecimento de seus movimentos.

Por meio do Active Mass Center Control System (AMCES, ou em tradução livre “Sistema de Controle Ativo do Centro de Massa”) a motocicleta realiza a detecção de ações do piloto e promove o auto-equilíbrio. Com sistema de Inteligência Artificial integrado, o conceito é também capaz de realizar o reconhecimento de imagem de seu piloto e reagir ao rosto e gestos do proprietário. Além disso, o MOTOROiD2 apresenta uma nova estrutura Leaf, diferente de qualquer motocicleta anterior, dando ao modelo um chassi especializado para reações realistas e complementares ao piloto.

Algumas características do modelo merecem destaque. O braço oscilante traseiro da motocicleta fornece suporte para a suspensão, além de incorporar um pivô traseiro, que permite que a metade traseira da moto se apoie de forma independente na parte dianteira.

Além disso, não há guidão, já que a Yamaha imaginou uma forma de contorná-las colocando punhos de mão, para que o piloto simplesmente fique em cima do veículo, cuja pilotagem incorpora o reconhecimento facial e controle de gestos para pilotagem autônomo. A bateria da motocicleta, localizada no centro, se move para os lados, atuando como contrapeso e auxiliando na manutenção do equilíbrio.

O conceito estará exposto ao público e imprensa durante o Japan Mobility Show 2023, realizando entre outubro e novembro em Tóquio, sendo um dos destaques do evento em termos de desenvolvimento tecnológico.

MAIS SOBRE A YAMAHA MOTOR

Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.

A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.

No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.

Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 517 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.

O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.

Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

*Com informações da assessoria