×

Esportes

Amazonas vence Manauara e conquista inédito título do Amazonense

Com gol de Luan Santos no segundo tempo, Onça-Pintada leva a melhor por 1 a 0 e fica com a taça do estadual

Amazonas conquistou o título do Amazonense (Foto: Josemar Antunes)

Manaus (AM) – Em final inédita, o Amazonas é o campeão do Campeonato Amazonense de futebol 2023. Após ficar no 0 a 0 no primeiro jogo da decisão, o Onça-Pintada venceu o Manauara, por 1 a 0, na manhã deste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, na Zona Leste de Manaus. Luan Santos foi autor do gol.

Publicidade

O jogo

A partida começou equilibrada e estuda, mas foi o Amazonas que passou ter controle das ações. Aos 20 minutos, o time do técnico Rafael Lacerda abriu o placar com Alison, após cobrança de falta, mas o gol foi anulado pelo auxiliar que viu impedimento e confirmado pelo VAR. O Manauara, por sua vez, arriscava com jogadas de contra-ataque, mas sem muito eficiência.

Aos 31 minutos, depois da parada técnica, o Manauara melhorou com duas chances claras de gol. Em resposta, aos 36, o Amazonas quase fez com Miliano ao pegar rebote, mas o camisa 7 chutou em cima da marcação.

No minuto seguinte, Luiz Renan recebeu pela direita e arriscou de longe para o Robô. A bola passou por cima do gol, assustando o goleiro Fabian Volpi. Aos 39 minutos, foi a vez de Ítalo. O camisa 8 recebeu pelo meio, ganhou espaço e chutou. Mas a bola subiu e passou tirando tinta do travessão.

Na volta do intervalo, o Manauara voltou mais ofensivo, pois só a vitória daria o título. Aos 16 minutos, Iury Tanque arriscou uma bicicleta na área, mas a bola foi parar no travessão e saiu para fora. Um minuto depois, Dal Pian pegou rebote e mandou de primeira, mas a bola passou à esquerda do goleiro Fabian Volpi.

Aos 23 minutos, em jogada ensaiada, na falta, DG recebeu pela direita e cruzou. Mas bola foi defendida pelo goleiro Deijair. O Amazonas passou pressionar em busca do gol e deu certo. Aos 26 minutos, Rafael Tavares achou Ruan pela direita, que cruzou rasteiro pela linha de fundo. Luan Santos se antecipou à zaga e o goleiro para marcar.

Após o gol, os técnicos Rafael Lacerda e Cristian de Souza fizeram mudanças nas equipes. Aos 43 minutos, Ruan recebeu pela direita e chutou no gol, mas a bola acertou nas redes pelo lado de fora. O Manauara ainda teve duas chances nos acréscimos.

Iury Tanque sobe mais alto que a zaga, em cobrança de escanteio, mas cabeceia para fora. Em cobrança de falta pela direita, por Dal Pian, a bola é defendida pelo goleiro Fabian Volpi. Aos 49 minutos, Ítalo, do Manauara, jogou a bola no rosto de Ruan e acabou expulso pela árbitra Edina Alves (Fifa).

Aos 52 minutos, Renan, do Amazonas, recebeu cartão amarelo por falta cometida. Após o lance, a partida foi encerrada e festa para primeira conquista do Onça-Pintada com apenas três anos de fundação. O atacante Iury Tanque marcou oito gols e terminou como artilheiro isolado da competição.

Contratação

Wesley Couto, presidente do Amazonas FC (Foto: Josemar Antunes)

Em entrevista, o presidente Wesley Couto, confirmou a contratação do atacante Sassá, com passagens por clubes da Séria A do Brasileiro. Outros nomes são sondados para fazer parte do elenco que se prepara para estreia na Série C contra o Brusque, em Santa Catarina.

Calendário em 2024

Em 2024, o Amazonas e Manauara terão calendário recheado. Os times amazonenses disputarão Copa do Brasil, com premiação inicial por participação de R$ 750 mil, e Copa Verde. O Onça-Pintada ainda disputa neste ano o Campeonato Brasileiro Série C, enquanto o Robô tem presença na Série D da próxima temporada.