×

Esportes

Amazonas fica no 0 a 0 com Nacional e conquista vaga inédita à final do Amazonense

No jogo de ida, a equipe da Onça-Pintada já havia vencido o Leão por 1 a 0 na Arena da Amazônia

Amazonas é o primeiro finalista do Campeonato Amazonense (Foto: Josemar Antunes)

Manaus (AM) – Em jogo marcado por lance polêmico, Amazonas e Nacional não saíram do zero na tarde deste sábado (1º de abril) no estádio Carlos Zamith, na Zona Leste da capital amazonense, pela partida de volta das semifinais.

Com o resultado, o time do técnico Rafael Lacerda garantiu vaga inédita à final do Campeonato Amazonense. No jogo de ida, a equipe já tinha a vantagem de jogar pela soma dos placares iguais, por ter feito a melhor campanha da primeira fase, derrotou o Leão na Arena da Amazônia.

Além da façanha histórica, o Amazonas carimbou vaga na Copa do Brasil e Copa Verde 2024. Agora, a Onça-pintada espera o adversário do confronto entre Princesa do Solimões e Manauara. A primeira partida das equipes acontece neste domingo (2), em Manacapuru. O Robô, por sua vez, teve a melhor campanha na primeira fase e joga por dois resultados iguais.

O jogo

Amazonas e Nacional no jogo de volta das semifinais (Foto: Josemar Antunes)

O duelo iniciou com ritmo intenso e equilibrado. A primeira chance de gol surge pela direita aos oito minutos. Hítalo avança e cruza, mas Spice tira de cabeça e joga para escanteio. Léo Aquino cobra o corner fechado, o zagueiro Paulão cabeceia entre os zagueiros e manda a bola para a fora.

Aos 22 minutos, o Amazonas respondeu e quase abriu o placar. Xavier cobra falta com perigo por baixo da barreira no canto direito, mas o goleiro Jonathan se estica e evita o gol. Após hidratação, o Nacional encaixa contra-ataque rápido pela esquerda com Ceará. Aos 27 minutos, o camisa 7 avançou e acabou tocado por PH fora da área.

Os jogadores e a comissão técnica do Leão reclamam de pênalti, mas o árbitro viu lance normal e mandou seguir. Indignado com a não marcação da penalidade, o lateral-direito Alan Patrick foi expulso do banco de reservas. Nos minutos finais, a Onça-Pintada insistiu com bolas alçadas na área, mas parava na defensiva do Leão.

Na volta do intervalo, o Amazonas voltou melhor. Aos cinco minutos, Luan Santos recebe passe de Tavares pela esquerda. O camisa 9 ganha da zaga e chuta forte para fora, com a bola tirando tinta do travessão. Aos 15 minutos, Jô perde a bola para Miliano, que fica cara a cara com Jonathan. Ele bateu rasteiro, mas o goleiro se agiganta e faz defesa com os pés e evita o gol Aurinegro.

Aos 31 minutos, o técnico Welington Fajardo faz duas mudanças para deixar a equipe mais ofensiva. Iago Barbosa entrou no lugar de Paulão e Ronny no lugar de Jô. Após a mexida no esquema tático, Ceará fez boa jogada pela esquerda, mas finalizou para fora.

Precisando do gol, o drama do Nacional ficou pior numa disputa de bola. Aos 45 minutos, Ceará meteu a mão no rosto de Bruno Nunes e acabou expulso. O árbitro ainda deu oito minutos de acréscimos, mas sem alteração no placar.

Com o apito final, o Amazonas conquistou pela primeira vez vaga na final do Campeonato Amazonense. Festa dos jogadores, da comissão técnica e dos torcedores do clube com menos de quatro anos de fundação.

You cannot copy content of this page