
Com dois gols, Guerrero foi o destaque do Flamengo diante do Botafogo – foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Após 26 anos, o tradicional Fla-Flu vai decidir o Campeonato Carioca. O Flamengo garantiu o passaporte ao vencer o Botafogo por 2 a 1, na tarde de domingo (23), com dois gols do peruano Paolo Guerrero, no estádio do Maracanã. Sassá, de pênalti descontou para a equipe Alvinegra. Os jogos acontecerão nos próximos dois domingos (30 de abril e 7 de maio).
Mesmo com a vantagem do empate, o time Rubro-Negro já garantiria vaga na final, porque fizera a melhor campanha geral durante os dois turnos – Taça Guanabara e Taça Rio. Diante de mais de 20 mil torcedores, o técnico Zé Ricardo usou da experiência do elenco para derrotar o time de General Severiano na semifinal da competição.
O jogo

O bom posicionamento do Flamengo impedia que o Botafogo encontrasse espaços – foto: Gilvan de Souza/Divulgação/Flamengo
Com mais posse de bola, o Flamengo dominou a partida desde o início do primeiro tempo e, quase abriu o placar com Guerrero, mas a boa defesa de Gatito Fernández impediu a finalização do peruano. Por outro lado, desgastado pela maratona de viagens e partidas válidas pela Copa Libertadores, o Botafogo, mesmo com a presença dos seus titulares, pouco assustou e viu o time da Gávea transformar a vantagem física em superioridade técnica.
Aos 35 minutos, a melhor chance do clássico surgiu após cruzamento de Willian Arão. A bola sobrou para Guerrero, que chutou rasteiro, mas foi defendida pelo arqueiro Gatito Fernández. Minutos depois, o Rubro-Negro teve um gol bem anulado, depois de Gabriel receber lançamento em posição de impedimento.
Buscando a receita do sucesso na Libertadores, o Botafogo evitou se lançar ao ataque se fechando para sair em contra-ataque, mas o bom posicionamento do adversário dificultava as conclusões das jogadas. O jogo ficou truncado e a primeira etapa terminou sem gols.
Na volta do intervalo, o Flamengo manteve o mesmo ritmo, dificultando os espaços do time de General Severiano. Mais incisivo com boa posse de bola, a equipe Rubro-Negra não demorou a abrir o placar. Aos quatro minutos, Guerrero aproveitou a sobra na área após cruzamento e concluiu a finalização sem chances de defesa do goleiro Gatito Fernández. Flamengo 1 a 0.
Com o placar adverso, o técnico Jair Ventura fez mudanças no elenco com as entradas de Guilherme e Sassá, que não surtiu efeito de imediato e viu o Flamengo ampliar com a marcação de um pênalti. Aos 21 minutos, Guerrero cobrou com perfeição para fazer 2 a 0.
Durante a partida, uma forte chuva dificultou o jogo para ambas as equipes com campo pesado. Precisando fazer três gols para garantir vaga na final da competição, o Botafogo já em desvantagem, descontou nos minutos finais. Aos 43 minutos, Sassá, de pênalti diminuiu para o time de General Severiano, após ser derrubado por Réver. Final de partida, vitória do Flamengo por 2 a 1.
Com o resultado, o time da Gávea decide o Carioca diante do Fluminense, que venceu o Vasco por 3 a 0, na noite de sábado (22), no Maracanã. Antes da decisão, o Flamengo encara na quarta-feira (26) o Atlético-PR, na Arena da Baixada, duelo válido pela Copa Libertadores Bridgestone.
FLAMENGO
Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Réver e Renê; Márcio Araújo, Romulo (Berrío) e Willian Arão, Gabriel (Mancuello) e Everton (Renê); Paolo Guerrero. T.: Zé Ricardo
BOTAFOGO
Gatito; Fernandes, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Rodrigo Lindoso (Gilson), João Paulo, Dudu Cearense (Guilherme) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Sassá). T.: Jair Ventura
Gols: Guerrero, aos 4min e aos 20min, Sassá, aos 42min do 2º tempo
Cartões amarelos: Guerrero e Everton (F); Camilo e Joel Carli (B)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)