×

Política

Prefeito e seis secretários municipais testaram positivo para Covid-19

O registro de licenças pela alta cúpula da gestão por conta do coronavírus iniciou a partir do dia 13 de janeiro

(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – O mês de janeiro de 2022 colocou seis secretários municipais e o próprio prefeito de Manaus nas estatísticas de casos do boletim epidemiológico de covid-19. O registro de licenças pela alta cúpula da gestão por conta do coronavírus iniciou a partir do dia 13 de janeiro, e de lá o mais recente foi na última terça-feira (25).

Publicidade

Os primeiros nomes a serem ‘afastados’ da prefeitura por conta do vírus foram os de Israel Conte, secretário Municipal de Comunicação (Semcom) e Shádia Fraxe, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ambos integrantes da gestão de David Almeida, os secretários foram diagnosticados no mesmo dia, em uma quinta-feira, 13 de janeiro.

“Os secretários não apresentam sintomas gripais, porém segue recomendações médicas de repouso e trabalho em home-office prosseguindo suas atividades de forma remota”, declarou nota da prefeitura.

Quase uma semana depois, o secretário titular da pasta de Limpeza Pública na capital, Sabá Reis, também foi diagnosticado com sintomas de covid-19 e mais tarde ainda no dia 18 de janeiro, é confirmado a contaminação pelo vírus.

“Prosseguindo com suas atividades de forma remota, o titular da Semulsp já está com o esquema vacinal completo, com três doses de imunizante”, afirmaram em nota.

No dia seguinte, a tituar da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes, testaou positivo para covid-19. Assim como Sabá Reis, Jane Mara também tinha as três doses do imunizante e seguiu os trabalhos em casa de maneira remota.

“A secretária da Semasc está com o esquema vacinal completo, com a terceira dose do imunizante aplicado em dezembro do ano passado”, afirmaram.

David Almeida pela segunda vez
O prefeito de Manaus, David Almeida, testou positivo para covid-19 em um sábado, dia 22 de janeiro. Esta foi a segunda vez que o político é diagnosticado com a doença. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

Segundo a comunicação da prefeitura, o “prefeito está assintomático e já tomou as três doses da vacina. Seguindo a orientação médica, David Almeida ficará em isolamento domiciliar, cumprindo agenda de forma remota”, completam.

Na tarde desta quinta-feira (27), David usou as redes sociais para informar que um novo teste para covid-19 teve resultado negativo e que ele iria retomar os trabalhos.

Titular e sub
Três dias após o diagnóstico do prefeito, o titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, e o subsecretário de Gestão de Processos, Márcio Rys Meirelles, testaram, positivo para a covid-19. O diagnóostico foi realizado na tarde de terça-feira, 25 de janeiro, no Centro Municipal de Testagem, instalado no Studio 5 Shopping e Convenções, zona Sul.

“O secretário Ebenezer Bezerra e o subsecretário Márcio Rys estão com o esquema vacinal em dia e seguirão as recomendações médicas de repouso, prosseguindo suas atividades de forma remota”, declarou nota da prefeitura.