×

Publicidade

Saúde

‘Dias das Crianças’ é comemorado com atividades lúdicas nos CAICs

Cerca de 60 crianças participaram das atividades, nos períodos da manhã e da tarde. Elas participaram de uma gincana com distribuição de brinquedos

As crianças participaram de uma gincana com distribuição de brinquedos (Foto: Michell Mello/Secom)

Manaus/AM – Os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizaram nesta sexta-feira (11) uma série de atividades lúdicas com temas relacionados à alimentação saudável e saúde bucal, como parte das comemorações do Dia das Crianças.

No Caic José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada, as crianças foram recepcionadas por personagens infantis, representados por servidores da unidade, e assistiram a uma palestra sobre alimentação saudável e higiene corporal.

Em seguida as crianças participaram de uma gincana voltada para o tema, com distribuição de brinquedos. Houve ainda cinema, apresentação de palhaços, pintura facial e lanche especial. Cerca de 60 crianças participaram das atividades, nos períodos da manhã e da tarde.

Sessão de teatro

No Caic Rubim de Sá, no bairro Planalto, enquanto aguardavam atendimento médico, aproximadamente 35 crianças assistiram a uma apresentação teatral sobre a importância da higiene bucal e participaram de atividades recreativas. Eles receberam ainda kits de higiene bucal, brindes e participaram de um lanche.

A peça “A Escovinha Mágica” foi criada e apresentada por servidoras da unidade, com o intuito de mostrar para as crianças a importância da escovação e dos cuidados com os dentes.

Mães e filhos também receberam orientações sobre higiene e cuidados com a dentição, desde os primeiros meses, além de orientações sobre saúde da criança com o médico pediatra da unidade.

Incentivo à leitura

As crianças que aguardavam atendimento no Caic Ana Braga, no bairro São José, foram presenteados com livros e participaram de atividades lúdicas com distribuição de brinquedos.

Outras unidades

Os pequenos assistiram a uma palestra sobre alimentação saudável e higiene bucal (Foto: Michell Mello/Secom)

Também nesta sexta-feira (11), o Caic Gilson Moreira, no bairro Cidade Nova, abordou o tema “A importância do brincar”, com a participação de equipe multiprofissional, e participação especial dos palhaços do grupo “Acadêmicos da Alegria”.

O dia foi marcado pela reabertura da brinquedoteca da unidade, com entrega de lanches e brinquedos às crianças.

No Caic Alberto Carreira, na Compensa, as crianças assistiram a uma palestra sobre saúde bucal e participaram de atividades lúdicas com a participação de funcionários fantasiados de personagens infantis. As crianças receberam brindes, kits de escovação e de brindes, lanches.

No bairro Zumbi, o Caic Dr. Edson Melo realizou palestras com os temas “Saúde Odontológica” e  “Higiene e Limpeza”, além de distribuir lanches para as crianças que aguardavam na recepção.

O Caic Dr. Moura Tapajós apresentou palestras educativas sobre a importância do brincar e realizou uma ação de prevenção à saúde bucal. As crianças receberam brinquedos, pintura de pele e participaram de brincadeiras e um lanche.

No Caic Dr. José Contente, as crianças que aguardavam atendimento médico pediatra e vacinação na sala de espera participaram de brincadeiras, e uma equipe de alunos de Fisioterapia realizou uma ação usando fantasias de super-heróis. Houve ainda a distribuição de brindes durante o atendimento médico além de lanche.

No bairro Colônia Oliveira Machado, o Caic Josephina de Mello preparou para as crianças uma palestra educativa sobre a importância da Saúde Bucal com distribuição de kits de escovação, e realizou diversas brincadeiras e gincanas com entrega de brindes e pipocas.

Próximas ações

No sábado (12), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, no bairro Colônia Oliveira Machado, inicia a programação do Dia das Crianças às 10h, com uma palestra sobre higiene bucal, atividades lúdicas com entrega de brindes e lanche para as crianças.

Na próxima terça-feira (15), ainda tem comemoração pelo Dia das Crianças na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves. Na unidade haverá entrega de brinquedos, lanche e doces a partir das 9h, para as crianças atendidas no consultório de ortopedia.

*Com informações da assessoria

Publicidade

Comentários