×

Cidades

Cetam faz cadastro para curso de Informática no programa ‘Muda Manaus’

O cadastro continua nesta sexta (6/12) e sábado (7/12), das 8h às 17h.

Inicialmente, serão ofertadas 90 vagas, divididas nos turnos manhã, tarde e noite – Foto: Divulgação/Cetam

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) esteve presente na primeira edição do programa “Muda Manaus”, do Governo do Estado, realizada nas dependências do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona norte.

Publicidade

Na quinta-feira (5), a instituição cadastrou 280 pessoas interessadas em cursar Informática Básica em 2020. O cadastro continua nesta sexta (6) e sábado (7), das 8h às 17h.

A confirmação da vaga será na inscrição presencial, marcada para o dia 28 de janeiro de 2020, das 8h às 17h, no Teonízia Lobo. O candidato deverá apresentar o comprovante de seu cadastro realizado no dia 5 de dezembro, mais cópias de CPF, carteira de identidade e comprovante de residência.

Inicialmente, serão ofertadas 90 vagas, divididas nos turnos manhã, tarde e noite. As aulas acontecerão no laboratório de informática, reinaugurado na quinta-feira pelo governador Wilson Lima. O espaço foi reformado e equipado com 15 novos computadores.

A diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, informa que o novo laboratório propiciará a oferta anual de pelo menos 400 vagas para o curso de Informática, além de outros cursos que acontecerão no Teonízia Lobo. No primeiro semestre de 2020, serão ofertadas 600 vagas para a unidade, divididas em 19 diferentes cursos.

O cearense Francisco Giullian Rodrigues, 50, está na torcida para ser um dos 90 alunos de Informática Básica. No lançamento do programa “Muda Manaus”, ele foi um dos que realizaram o cadastro para o curso. “Meu desejo é aprender a mexer em computador e sair da ‘idade da pedra’”, revela Francisco, desempregado há dois anos. Ele acredita que dominando computação terá mais chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

O mesmo desejo tem a dona de casa Luana da Silva Braga, 24. Grávida de sete meses do segundo filho, ela esteve no Teonízia Lobo em busca de se cadastrar para Informática Básica. “Quero conseguir um emprego para ajudar a manter a minha casa. Meu marido ainda está em período de experiência no Distrito Industrial.”

O programa “Muda Manaus” tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população da capital. O programa, que acontecerá a cada dois meses, levará serviços de cidadania, saúde, cultura, qualificação profissional e muitos outros a quem precisa.

*Com informações da assessoria