×

País

Filmes brasileiros disputam seis festivais internacionais em fevereiro

De acordo com a Ancine, são seis os festivais que recebem este mês obras brasileiras (Foto: Divulgação)

Quinze filmes e dois projetos cinematográficos brasileiros que neste mês de fevereiro participam de festivais internacionais estão recebendo apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A ajuda é oferecida por meio de um programa da agência que concede auxílios diversos, dependendo da classificação de cada evento.

Publicidade

De acordo com nota divulgada nesta quinta-feira (8) pela Ancine, são seis os festivais que recebem este mês obras brasileiras. O mais importante deles é o Festival de Berlim, na Alemanha, que começa no próximo dia 15 e vai até o dia 25 de fevereiro, com diversos filmes brasileiros selecionados para suas variadas mostras.

Recebeu apoio do programa da Ancine o curta-metragem Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, na competição Berlinale Shorts, que tem ainda outras duas produções brasileiras selecionadas: Alma bandida, de Marco Antônio Pereira; e Russa, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., esta última uma coprodução com Portugal.

Ainda em Berlim, a mostra Panorama é a que tem mais títulos brasileiros em sua programação. Quatro longas foram contemplados pelo programa de apoio da Ancine: Tinta bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzenbacher; Bixa travesty, de Claudia Priscila e Kiko Goifman; Ex-pajé, de Luiz Bolognesi; e a coprodução com a Alemanha e a França O processo, de Maria Augusta Ramos. A participação do cinema brasileiro na mostra se completa com o novo trabalho do diretor Karim Aïnouz, Aeroporto Central, parceria Brasil-Alemanha-França.

Já na competição oficial de longas-metragens, que oferece o Urso de Ouro aos vencedores, o representante do Brasil é As herdeiras/Las herederas, de Marcelo Martinessi. O longa é uma coprodução brasileira com o Paraguai, a Alemanha, o Uruguai, a Noruega e a França e foi contemplado na chamada pública Prodecine 06/2015 do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), linha que investe na coprodução com países da América Latina nas quais o Brasil seja parte minoritária.

No Mercado de Coprodução, evento paralelo ao festival realizado na capital alemã, os projetos A primeira morte de Joana, de Cristiane Oliveira; e The sound of animals fighting, de Sibs Shongwe-La Mer, participam com o apoio da iniciativa da Ancine.

Em Lisboa, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin), que acontece de 27 de fevereiro a 6 de março, conta com quase 20 obras brasileiras distribuídas pelas mostras de sua nona edição. Entre elas, três longas-metragens que fazem parte da competição principal, contando com o apoio da Ancine: Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; Praça Paris, de Lúcia Murat; e Mulher do pai, de Cristiane Oliveira.

Os outros festivais em que a Ancine está apoiando a participação de filmes brasileiros são a 40ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Indias, na Colômbia, e o Festival de Cinema da Universidade Autônoma do México, na capital mexicana. No primeiro evento, aberto no último dia 2, a Ancine está apoiando a presença de A Gis, de Thiago Carvalhaes; e Vaca Profana, de René Guerra.

Fonte: Agência Brasil