×

Cultura

Secretaria de Cultura leva programação de férias para escolas, centros culturais e Teatro Amazonas

Comunidade de Paricatuba recebeu primeiras ações da secretaria (Foto: Michale Dantas/SEC)

 

Publicidade

Manaus/AM – A programação de férias promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), continua oferecendo atrações nesta semana, com apresentações em escolas, centros culturais e no Teatro Amazonas. No último sábado (12), a comunidade de Paricatuba recebeu as primeiras ações da campanha “Férias: Diversão e Arte” do órgão.

Como parte da programação, nesta segunda-feira (14), o projeto “Mania de Ler” visita a Escola Professora Josephina de Mello, no bairro Novo Aleixo, zona norte da cidade. Através da iniciativa, os alunos terão acesso à biblioteca volante, pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 13h.

Na terça-feira (15), o “Mania de Ler” visita o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. José Contente, localizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte, e na quarta-feira (16), o projeto estará no Caic Alexandre Montoril, no bairro Petropólis, Zona Sul. O intuito é oferecer atividades de leitura às crianças internadas nas unidades.

Ainda na quarta-feira, O Centro Cultural Usina Chaminé (avenida Lourenço Braga, Centro, Zona Sul) oferecerá, a partir das 14h, uma oficina de máscaras gratuita, já entrando no clima do Carnaval. Podem participar crianças acompanhadas de pais ou responsáveis. O projeto “Mania de Ler” também estará no local.

 

Primeiras ações da campanha “Férias: Diversão e Arte” (Foto: Michael Dantas/SEC)

 

Na sexta-feira (18), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) do bairro Aparecida (rua Wilkens de Mato, s/nº, bairro Nossa Senhora de Aparecida), terá mais uma edição da Tarde Dançante, com o Bolerão do Ceci, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

Anteriormente previsto para quinta-feira, a apresentação da Orquestra Amazônica será realizada na sexta-feira (18/01), no Teatro Amazonas, a partir das 20h. O grupo, formado por músicos da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e da Orquestra Amazonas Filarmônica, apresentará obras de compositores como Mozart, Villa Lobos, Villani-Côrtes, Claudio Santoro e César Guerra-Peixe. A entrada custa R$ 60 (R$ 30 a meia) para plateia e frisas; e os demais assentos são gratuitos.

Paricatuba

Projeto “Mania de Ler” visita a Escola Professora Josephina de Mello (Foto: Michael Dantas/SEC)

 

No sábado, a programação de férias da SEC chegou à comunidade de Paricatuba (distrito pertencente ao município de Iranduba, a 27 km de Manaus). Os projetos “Mania de Ler”, com a biblioteca volante que reúne cerca de 600 livros para o público infantil, e o “É Hora de Brincar”, pelo qual instrutores organizam diversas brincadeiras populares, fizeram a alegria da criançada, que ainda pôde aproveitar cinema e um ensaio fotográfico nas Ruínas de Paricatuba.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, compareceu ao local, junto com a secretária executiva da SEC, Sigrid Cetraro. Ele ressaltou a importância de descentralizar as atividades culturais no Estado. “Esta é apenas uma das primeiras ações que buscaremos realizar nos municípios do Estado. Queremos aqui plantar uma semente para, assim, fomentar e desenvolver outras atividades com as comunidades”, afirmou.

Com início às 14h, a programação chamou atenção da comunidade do local, com famílias levando os filhos para participar das brincadeiras. A servidora pública Daniele Rocha, de 28 anos, mora na comunidade e levou a filha de três anos para aproveitar o dia no Centro Social em frente às ruínas, onde ocorreram as atividades.

“Não vemos muito isso por aqui. As crianças, geralmente, se reúnem em escolas ou na frente de casa para brincar. Mas, eventos assim fazem com que todo mundo se encontre e tenha brincadeiras diferentes. Espero ver mais atividades assim por aqui”, disse.

Também moradora da comunidade, a dona de casa Camila Guerreiro, de 27 anos, acompanhou o filho de 4 anos nas brincadeiras promovidas pela SEC. “Aqui é muito parado, então, esse tipo de evento movimenta toda a comunidade, não só faz bem às crianças, mas também às famílias que levam os filhos e se encontram para se divertir também”, destacou.

A presidente da comunidade de Paricatuba, Jaqueline Lins, aprovou o evento e espera que a parceria com a SEC possa trazer ainda mais benefícios aos moradores do local.

“Todos ficaram muito felizes com a ação, se envolveram muito e participaram com seus filhos. Nossas portas estão abertas para que eventos como esse voltem a acontecer na comunidade”, declarou.

*Com informações da assessoria