×

Cidades

Fundação Hospital Adriano Jorge recebe 60 novos acadêmicos da UEA para estágio

Secretário executivo da Susam, Orestes Guimarães, recebeu os 60 novos acadêmicos do curso de Medicina da ESA (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (16), o secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), respondendo pela direção da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Orestes Guimarães, recebeu 60 novos acadêmicos do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os acadêmicos estarão, até 17 de dezembro deste ano, realizando internato, ou seja, estágio, nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica.

Publicidade

A programação do 14º Acolhimento de Internos da UEA foi construída para apresentar a Diretoria, assim como orientar e repassar aos novos acadêmicos, os processos, trâmites internos e serviços.

“Este Hospital, quando construído, foi idealizado para ser unidade assistencial. Atualmente, como Hospital de Ensino, tem a formação médica como atribuição, inserido em um conflito de competências, o ensino versus assistência”, disse. “Estamos trabalhando no processo de ordenamento da saúde, de forma planejada e realista para que possamos ofertar mais serviços e continuar com a missão de formar novos profissionais para a rede de saúde pública do Amazonas, em quantidade e com qualidade”, destacou Orestes.

Como Hospital de Ensino, a FHAJ, além de receber acadêmicos para internato trimestralmente, também oferece Programas de Residência Médica, ou seja, a especialização.

“Atualmente, temos residentes distribuídos nos Programas de Residência Médica de Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia”, disse o Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP), Arteiro Menezes, destacando ainda a parceria com a UEA, em especial, com o internato, como ferramenta para a formação de novos profissionais para a saúde do Estado.

Com informações da assessoria