×

Cidades

Tocantins recebe academia ao ar livre e serviços de infraestrutura e urbanismo

Espaço recebeu seis equipamentos para atividades físicas e placa de orientação (Foto: Mário Oliveira)

Os moradores do conjunto Tocantins, na Chapada, Zona Centro-Oeste, agora têm um novo espaço para a prática de esportes, lazer e convivência. Uma academia ao ar livre, com equipamentos e acessibilidade, foi inaugurada na noite de segunda-feira (25), pela Prefeitura de Manaus, trazendo com ela outras obras e serviços como operação tapa-buraco, limpeza, paisagismo, iluminação e sinalização horizontal e vertical.

Publicidade

“Asfalto, iluminação, calçamento, sinalização. Muda a cara da comunidade. Por ser um conjunto tão centralizado, as pessoas tendem a achar que não tem problema. Mas, a escuridão existia e não há mais. Os buracos existiam, e não tem mais. Existe limpeza pública de qualidade. E é dessa forma que a prefeitura busca trabalhar, vendo Manaus como um todo”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, ao descerrar a placa de inauguração.

A estrutura foi inaugurada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto (Foto: Mário Oliveira)

O espaço, que teve as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), já recebeu novos bancos, rampas de acesso para pessoas com deficiência, construção de um novo piso em toda sua extensão, implantação de seis equipamentos para atividades físicas e uma placa de orientação. Atualmente, as equipes atuam na pintura total da área, oferecendo aos residentes uma melhor acessibilidade e lazer. A estrutura, erguida pela Prefeitura de Manaus, por meio de emenda parlamentar do vereador Wilker Barreto, é a 49ª obra deste tipo nos últimos dois anos.

“Isso é um marco em Manaus, fruto da parceria entre a Câmara e a Prefeitura. Eu percebo a alegria dos moradores ao receber não só uma academia, mas todos os serviços que vêm juntos. Uma prefeitura precisa trabalhar com o coração, com obras de grande porte, mas também com obras suaves, de pequeno porte, mas com alcance social impressionantes.

A “força-tarefa do bem”, que envolveu além da Seminf, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Urbana (Semulsp), Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia) e Instituo Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), foi elogiada pelos moradores, representados pela presidente da Associação dos Moradores, Sidilene Pinheiro. “Foram muitas ações que foram feitas por conta dessa obra que veio pra cá. A gente sabe que Manaus, como qualquer outra capital tem muitas necessidades, mas o conjunto merecia ter um local pra se recrear, para ter atividade física. Nossa comunidade vai valorizar, vai preservar”, garantiu.

Antes mesmo da inauguração, alguns moradores já experimentavam os aparelhos da academia, ensaiando os primeiro exercícios. Maria de Jesus, moradora da segunda etapa do conjunto Tocantins, ficou muito feliz com a experiência e com a possibilidade de ter uma academia bem pertinho de casa. “Nós estamos muito agradecido, tanto eu quanto os demais moradores, principalmente quem não tem dinheiro para pagar uma academia, essa é uma boa alternativa.

Rosilda da Silva, que mora no entorno do conjunto, também aprovou. “Eu acho muito bacana isso, eu adorei. Eu gosto muito disso e é muito bom para a comunidade e para a adjacência, uma coisa maravilhosa”. Fábio Costa, também morador da segunda etapa, aprovou. “Com certeza a academia vai ajudar muito a população a manter a forma. Isso também é bom para agregar os moradores do Tocantins”, afirmou.

Com informações da assessoria