×

Polícia

Soldado da PM desaparecido é achado enterrado em invasão da Zona Norte de Manaus

O PM foi encontrado enterrado em uma área de invasão. (Foto: Divulgação)

O corpo do policial Paulo Sérgio Portilho, 34, que estava desaparecido desde sexta-feira (26), foi encontrado na tarde desta terça-feira (30), por volta das 16h, na invasão Buritizal Verde, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus.

Publicidade

A ação mobilizou mais de 50 policiais no local. De acordo com o comandante da Polícia Militar (PM), coronel David Brandão, o corpo do policial foi encontrado há quase dois metros de profundidade por uma cadela farejadora da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães).

Após confirmar presença humana no local bem compactado pelos assassinos, uma retroescavadeira foi acionada para iniciar as escavações. O corpo do soldado Portilho foi encontrado sem marcas de tiros. Em seguida, o Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção.

Buscas

Soldado Paulo Sérgio Portilho. (Foto: Divulgação)

A PM informou que as buscas pelo policial desaparecido tiveram início na manhã desta terça-feira, após uma moradora denunciar que testemunhar o assassinato de um homem na área. Diante do relato, equipes da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), CipCães da PM e Corpo de Bombeiros foram mobilizados para ajudar a localizar o soldado Portilho.

Desaparecimento

A irmã da vítima, Márcia Portilho Martins, informou que o policial militar Paulo Sérgio Portilho saiu de casa para ir a Pizzaria Paradise, no bairro Campos Salles, na Zona Oeste da capital. O soldado trabalhava como segurança do estabelecimento nos finais de semana, porém, Portilho não chegou ao destino.

Por volta das 5h de sábado (27), a esposa do PM acordou assustada, já que Portilho ainda não havia chegado em casa. Preocupada, a companheira pegou o carro e falou com os proprietários da pizzaria, onde confirmaram que policial não tinha ido trabalhar. Diante do fato, ela mobilizou amigos e parentes para encontrar Portilho nos hospitais e no IML, mas não havia nenhum registro em nome do policial.

O crime

Informações dão conta que Portilho apareceu em uma motocicleta na área de invasão denominada ‘Buritizal Verde’, por volta das 22h, de sexta-feira (26). O soldado chegou perguntado sobre os terrenos que supostamente estariam sendo vendidos.

Na ocasião, os suspeitos chamaram um homem conhecido como ‘Gigante’, que é o chefe do tráfico de drogas no local. Ao perceberem o nervosismo, os suspeitos começaram a revistar Portilho e com ele foi encontrado um revólver calibre 38 municiado na cintura.

Ao identificar-se como policial, Portilho foi agredido a pauladas e arrastado dentro da invasão pela própria moto. Em seguida, ele foi enforcado e enterrado pelos criminosos.

A PM informou que somente o laudo da perícia criminal irá apontar as causas da morte do soldado Portilho. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) acompanha o caso.